O computador, tal qual conhecemos hoje, passou por diversas
transformações e foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, a partir do
avanço das áreas da matemática, engenharia, eletrônica, e por isso, não
existe somente um inventor.
De acordo com os sistemas e ferramentas utilizados, a história da computação está dividida em quatro períodos:
- Primeira Geração (1951-1959): os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas, os quais possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumiam muita energia. Um exemplo é o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) que consumia cerca de 200 quilowatts e possuía 19.000 válvulas.
- Segunda Geração (1959-1965): ainda com dimensões muito grandes, os computadores da segunda geração funcionavam por meio de transistores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Nesse período já começam a se espalhar o uso comercial.
- Terceira Geração (1965-1975): os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados, os quais substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento. Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.
- Quarta Geração (1975-até os dias atuais): com o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a velocidade e capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia. Nesse período, mais precisamente a partir da década de 90, há uma grande expansão dos computadores pessoais. Além disso, surgem os softwares integrados e a partir da virada do milênio, começam a surgir os computadores de mão, ou seja, os smartphones, iPod, iPad e tablets, que incluem conexão móvel, com navegação na web.
Fonte:
https://www.todamateria.com.br/historia-e-evolucao-dos-computadores/
Aluna:Monique Ariele
Serie; 7º "A"
interessante
ResponderExcluirRaiane
gostei bastante
ResponderExcluirRaiane
Que bom que você gosto S2
ResponderExcluirMonique